As dicas que te podem dar pontos no exame de Biologia e Geologia!

22 abril 2024

O exame de BG é uma prova muito temida pelos alunos mas não tem de ser um bicho de 7 cabeças! Acima de tudo, é importante associar os conceitos e perceber que está TUDO relacionado! Vê estas dicas que te vão ajudar a sacar o notão e, acima de tudo, a ter aquela reação “ahhhhhh, agora faz sentido!”

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Mas por agora, as dicas:

 

1.PRESSÃO OSMÓTICA VS PRESSÃO DE TURGESCÊNCIA

A alta pressão osmótica que existe numa célula deve-se ao facto de a célula representar um meio hipertónico: muito soluto, pouca água; ou seja, alta concentração. Assim, um meio hipertónico é um meio muito concentrado, onde a pressão osmótica é elevada. De uma forma oposta, a pressão de turgescência está relacionada com o excesso de água e falta de soluto. Assim, um meio hipotónico é um meio que, em relação a outro, apresenta mais quantidade de água e menos de soluto, logo um meio menos concentrado (“mais diluído”), logo com alta pressão de turgescência! Isto é essencial saber, pois influencia IMENSOOSSSSS processos e é um conhecimento-base que implica imensos conteúdos que saem em exame!

Sistematiza nesta imagem do Curso Online BG à la Cat:

 

2. O IMPULSO NERVOSO

Os neurónios, que são as células-base do sistema nervoso, são células que quando estão em repouso, apresentam um potencial negativo devido a existir cargas negativas no meio intracelular (dentro da célula). Quando estes recebem um “sinal”, isto é, um estímulo, este potencial de repouso deixa de existir e a célula entra em potencial de ação. Para que todo este potencial de ação ocorra e o neurónio, mais tarde, atinja novamente o repouso, o movimento de iões sódio e potássio é essencial! Este movimento de iões para dentro e fora do neurónio dá-se por difusão facilitada e, mais tarde, por transporte ativo (através da bomba Na+/K+)...processos que TENS DE ESTUDAR AO PORMENOR! Para que o impulso nervoso passe de um neurónio para o seguinte (os neurónios são células altamente comunicantes, entre as quais o impulso nervoso é transmitido) tem de haver transmissão da informação com recurso a neurotransmissores e através de um processo chamado endocitose mediada por recetores... outro processo que tens mesmo de estudar ao pormenor!

 

3.TRANSPORTE DE ÁGUA NO XILEMA – ABSORÇÃO RADICULAR

Algo que os alunos por norma costumam negligenciar é a existência de um transporte ativo, com gasto de energia celular à planta, para que ocorra a absorção de água através da raíz pela hipótese da absorção radicular! Pois é, ANTES de haver entrada de água por osmose do solo para as células da raíz, é preciso existir um transporte ativo de sais, contra o gradiente de concentração, à custa de gasto de energia celular do solo para a raíz. Basicamente, a entrada destes sais na raiz, vai elevar a pressão osmótica na raíz, o que favorece a entrada de água logo a seguir, por osmose. Lembras da dica 1? Em que falo de pressão osmótica? Aqui tens um exemplo prático de como esse conhecimento é tão importante! Em BG está mesmo tudoooo relacionado eheh

 

4. GRANULOMETRIA E CALIBRAGEM DOS SEDIMENTOS

Os sedimentos são essenciais para a formação de rochas sedimentares. Mas para que eles se acumulem, depositem e formem uma rocha sedimentar consolidada (diagénese), primeiro estes sedimentos têm de passar por um processo de sedimentogénese no qual sofrem, a determinado momento, transporte, para que sejam movimentados para o local onde a rocha sedimentar irá formar-se (litificação – um conceito que tens de saber!).

Para que estes sedimentos sejam “arrastados”, eles têm de sofrer transporte através de um agente de transporte – pode ser a água, o vento, etc.
Assim, é importante saber que a granulometria dos sedimentos (ou seja o seu tamanho!) está relacionada com a energia do agente de transporte: quando o agente de transporte é mais energético, ele tem mais “força”, logo os sedimentos maiores conseguem ser transportados. Concluindo: alta energia do agente de transporte – alta granulometria dos sedimentos!

Por outro lado, a calibragem dos sedimentos (ou seja, a proximidade de tamanho entre os sedimentos!) está relacionada com a duração do agente de transporte: quando o agente de transporte é mais duradouro, ou seja, transporta os sedimentos durante mais tempo, eles são melhor calibrados, isto é, têm todos tamanhos aproximados! (exemplo: são todos pequenos, ou então, todos maiores). Concluindo: alta duração do agente de transporte – boa calibragem dos sedimentos!

 

5. DOBRAS: SINFORMA VS SINCLINAL E ANTIFORMA VS ANTICLINAL

As dobras acontecem quando uma rocha sofre uma deformação de tal modo irreversível, que altera por completo a sua forma original. Quando falamos de dobras, pode interessar-nos perceber que forma a dobra adotou (e aí usamos os termos “sinforma” e “antiforma” ou então podemos estar interessados em estudar a idade relativa das rochas que fazem parte da dobra, neste último caso falamos de expressões como sinclinal e anticlinal. Deste modo:

- sinforma acontece quando uma rocha dobra com a concavidade voltada para cima (forma de U) e antiforma acontece quando a rocha “vira para baixo” ou seja, tem a concavidade voltada para baixo, em forma de “montinho” eheh
- sinclinal refere-se ao facto de as rochas que estão no núcleo da dobra serem mais recentes que as rochas envolventes; anticlinal diz respeito ao facto de as rochas que constituem o núcleo da dobra serem mais antigas do que as rochas envolventes. Consulta a seguinte imagem (do curso BG à la Cat) para compreenderes melhor!

 

6. DICA FINALÍSSIMA PARA QUEM LÊ ARTIGOS ATÉ AO FIM

A maior parte do exame de BG é constituída por opções de resposta fechada. Mas aquilo que te vai dar pontos extra, ou permitir que não percas pontos “parvos” são as respostas de desenvolvimento. Uma boa resposta de desenvolvimento deve cumprir com vários pressupostos, que deves estudar mais a fundo. Uma dica ESSENCIAL: presta atenção ao verbo de comando que introduz a questão! Explicar, referir, distinguir são verbos de comando da pergunta que deves prestar muita atenção porque te ajudarão a responder com eficiência à questão e ter maior probabilidade de acertar!

 

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