Como conciliar o desporto com a escola?

Redatora com Futuro
27 março 2024

Se és atleta e tens sentido alguma dificuldade em sentir-te compreendid@, acompanha-me neste artigo. Tenho aqui várias ideias para trocar contigo!

Tal como tu, também eu sou atleta amadora, em particular, de natação. Faço 8 treinos por semana de 2 horas (com 2 bidiários) e ainda devia ir ao ginásio uma vez por semana...

Tal como tu, tenho de organizar muito bem o meu tempo para entregar trabalhos e preparar-me para os testes/exames. 

Tal como tu, ando nesta correria e stress que, neste século, tanto marca os nossos dias.

Tal como tu, também pratico desporto para desanuviar a mente.

Confesso que é irritante ver a nossa agenda, de tal forma preenchida, que não temos "tempo, nem para respirar".

Enquanto @s professor@s vão fazendo tetris com os testes, sobrepondo uns sobre os outros, o treinador diz: "já sabes, se não vieres aos treinos, não vais às provas!”.

Ainda assim, nós continuamos a tentar ser @s melhor@s estudantes, @s melhor@s atletas, @s melhor@s filh@s. No fundo, a dar o nosso melhor!

Devemos orgulhar-nos por tentarmos fazer todo este malabarismo, ainda que, por vezes, não resulte tão bem quanto gostaríamos...

Ganhamos autonomia, desenvolvemos a nossa capacidade de gestão de tempo e, acima de tudo, podemos usufruir da mítica sensação que é ser atleta!

 

Mas o que é isto de ser atleta?

Na minha perspetiva, é muito difícil para nós, que ainda não somos atletas de alto rendimento, conciliar a escola, a vida social e a vida de atleta. Não temos direitos, vantagens ou privilégios e, por isso, muitas vezes, somos levad@s ao limite.

Ainda assim, e apesar de ser suspeito da minha parte estar a dizer isto, a verdade é que, para mim, ser atleta é algo extraordinário! Ser atleta é mais do que competir, é mais do que ir aos treinos, é ter a experiência de estar numa equipa e vencer os nossos medos!

Atenção! Este artigo não serve para mostrar que a vida de atleta é frustrante, pelo contrário, é bastante gratificante!

O que pretendo enfatizar é que, apesar de @s atletas amador@s terem uma vida, constantemente agitada e stressante, ainda assim, não deixam de lutar para que tudo corra como ambicionam.

 

Quais são as competências que tenho desenvolvido enquanto atleta, que me ajudam a melhorar o meu desempenho nas várias áreas da vida?

Muitos dos ensinamentos que adquiri ao longo da minha caminhada enquanto atleta, aplicam-se também à minha jornada enquanto estudante.

Fazer desporto, para já, é excecional para ter uma vida mais saudável.

Para além disso, ser atleta é saber como lidar com a frustração de não conseguir atingir o tempo desejado ou de não conseguir ganhar uma prova, embora tenhamos dado o nosso melhor para que tal acontecesse... Na verdade, foi na natação que aprendi a lidar com a frustração de não ter a nota para que tanto estudei...

Também foi na natação que aprendi a gerir o meu tempo. Quem é atleta sabe que tem que gerir muito bem o seu tempo. Por exemplo, se só tivermos uma tarde livre, temos de a aproveitar ao máximo para estudar. Caso contrário, estamos condenad@s a estudar em dias de provas, que costumam calhar aos fins de semana, ou então, acabaremos a falhar nos testes!

Sei que a capacidade de gerir o tempo é uma capacidade que me vai dar muito jeito ao longo de toda a minha vida, nomeadamente, quando tiver de conciliar o meu emprego com uma casa e filhos para cuidar.

Por outras palavras, também foi a fazer desporto que aprendi a ter disciplina e método de trabalho, competências que sei que farão toda a diferença quando entrar na universidade e, um dia mais tarde, quando integrar o mercado de trabalho.

Também foi na natação que aprendi a dar valor ao espírito de equipa e ao fair play. Tal como é necessário a união de uma equipa para ganhar, também é necessário a união de tod@s @s colaborador@s de uma empresa, para executar as tarefas necessárias. Sem essa ligação, é muito mais difícil avançar rumo ao sucesso! Não é a ganância, nem o egoísmo, que nos levam ao sucesso, mas sim a perseverança, a entreajuda e o altruísmo.

Para além de tudo isto, também aprendi que nada se consegue sem sacrifício e sem trabalho. De tal modo que, hoje sei que se quiser ir aos nacionais, por exemplo, tenho de me esforçar para que tal aconteça. Não posso esperar que tudo caía do céu!

Aprendi que é através da prática que surge a perfeição. É preciso muito treino para ganhar, tal como é preciso muito estudo para atingir as melhores notas.

 

Para concluir, sei que podia estar a ter uma adolescência mais leve. Porém, acredito que esta atividade me está a preparar para abraçar o futuro com mais leveza. Por isso, o que te posso recomendar é que continues a lutar pelos teus objetivos, tal como faz o grande Diogo Ribeiro!

Quem sabe se um dia não serás campeão ou campeã do mundo, tal como ele...