Empregos estáveis? Já não existem!

Redatora com Futuro
19 março 2024

Quando procuramos um curso superior, temos muitos objetivos em mente, entre os quais se inclui: a estabilidade que um emprego naquela área nos pode dar.

 

No entanto, hoje em dia, com o aumento da oferta e, consequentemente, da competitividade, a que se tem vindo a assistir no mercado de trabalho, esta estabilidade que tanto ambicionamos deixou de existir.

 

De tal forma que, atualmente, o nosso objetivo deve passar por descobrirmos um emprego que nos faça sentir realizad@s e que nos ofereça a oportunidade de evoluirmos, não só enquanto profissionais, mas também, enquanto pessoas.

 

👉 Mas porque é que já não existem empregos estáveis?

 

Nos dias que correm, ter uma licenciatura, ou até mesmo um mestrado, não nos garante um emprego, quanto mais um emprego “estável”...

 

Antigamente, tal podia acontecer, porque eram poucas as pessoas que tinham acesso ao Ensino Superior. Hoje, o grau de licenciatura ou de mestrado deixou de ser um fator diferenciador.

 

De tal modo que, é preciso ter a licenciatura e o mestrado sim, mas ainda é preciso ir mais além... Caso contrário, dificilmente nos destacaremos face à concorrência que, no caso, são os demais candidat@s, que decidem candidatar-se às mesmas vagas que nós.

 

Mas as mudanças não se ficam por aqui...

 

Hoje em dia, ao contrário do que acontecia no passado, estudar numa determinada área, e trabalhar noutra, também passou a ser algo valorizado, ao invés de estigmatizado. 

 

Desempenhar as mesmas funções, para a mesma empresa, ao longo de toda a vida, é hoje tão raro, seja porque as empresas não têm capacidade para manter as pessoas ao longo do tempo, seja porque as pessoas sentem a necessidade de estar, constantemente, a desenvolver novas competências, que deixou até de ser uma expectativa social que tal aconteça.

 

Aplica-se aqui a teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin, segundo a qual, quem sai a ganhar, é quem revela uma maior capacidade de adaptação. Neste caso, às exigências que o mercado de trabalho vai impondo ao longo do tempo.

 

E, por fim, talvez a estabilidade que tanto ambicionas, não venha a revelar-se tão apelativa quando deres o salto para o mundo do trabalho.

 

A geração Z, e as que se lhe seguem, surgem associadas a um menor grau de tolerância para com práticas abusivas, perpetradas pelas chefias, o que significa que é, altamente provável, que sejas tu quem quer abonar um posto de trabalho, caso não te ofereçam as condições que consideras adequadas, tendo em conta as funções que estiveres a desempenhar.

 

Assim sendo, convidamos-te a revisitar as tuas prioridades na hora de escolheres um curso superior, uma vez que, independentemente dos cursos a que te candidatares, nenhum te dará a estabilidade que tanto ambicionas. Terás de ser tu a construir essa estabilidade! Como tal, é altamente recomendável que escolhas um curso que te motive a construi-la.

 

Numa fase inicial, até podes não estar a receber o teu salário de sonho, mas, pelo menos, já estarás a desempenhar o trabalho dos teus sonhos!