Ensino Científico-Humanístico vs. Ensino Profissional!

Redatora com Futuro
28 março 2024

Estás no 9º ano e ainda não conseguiste perceber quais são as diferenças que existem entre um curso do ensino científico-humanístico e um curso do ensino profissional? 🤔

 

Então prepara-te, porque quando acabares de ler este artigo, as tuas dúvidas vão dar lugar a certezas!

 

🔴 Ensino Científico-Humanístico

Os cursos do ensino científico-humanístico dividem-se em:

- Ciências e Tecnologias;

- Ciências Socioeconómicas;

- Línguas e Humanidades;

- E Artes Visuais.

 

Poderás escolher uma destas quatro vias e, dentro de cada uma delas, existe ainda a possibilidade de escolheres algumas das disciplinas que vais ter, as chamadas disciplinas optativas.

 

Para concluíres o Ensino Secundário numa destas áreas, terás de concluir o 10º, o 11º e o 12º ano e ainda realizar os exames nacionais.

 

🔴 Ensino Profissional

Os cursos profissionais são organizados por disciplinas e por módulos, o que significa que tens de completar os módulos para completar as disciplinas.

 

Para além disso, todos os cursos profissionais contam com uma componente sociocultural, uma componente científica e uma componente técnica.

 

Para concluíres o Ensino Secundário no ensino profissional, terás de completar todos os módulos, realizar um estágio curricular de 600 horas e apresentar uma Prova de Aptidão Profissional, mais conhecida por PAP, perante um júri.

 

Caso queiras candidatar-te à universidade, terás ainda de realizar os exames nacionais. No entanto, caso a tua ambição seja concluir o Ensino Secundário e ingressar logo no mercado de trabalho, não precisarás de fazer os exames.

 

Em suma, o ensino profissional carateriza-se por ser mais prático e focado no mercado de trabalho. Ao passo que o ensino científico-humanístico é mais focado na preparação para o Ensino Superior.

 

De qualquer forma, quer optes por seguir um curso profissional, quer optes por seguir um curso científico-humanístico, poderás sempre prosseguir estudos, bastando para isso que realizes os exames nacionais.

 

Gostaste deste artigo? Partilha-o com alguém que sabes que também está a precisar de o ler! 😉