Qual é o curso mais fácil do Ensino Secundário?

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
12 março 2024

O Ensino Secundário está já ali ao virar da esquina e tu ainda não sabes qual é o caminho que queres seguir a partir daí? 😕

 

O que é que é mais importante para ti?

👉 Escolher o curso que te aproxima da profissão que queres ter?

OU

👉 Escolher o curso que, neste momento, te parece ser mais fácil?

 

Como sabes, quase todos os dias vamos a escolas, pelo que contactamos, de perto, com jovens que estão na mesma situação que tu. 

 

Talvez por isso, já estejamos familiarizad@s com perguntas, tais como:

- Se for para Línguas e Humanidades sem MACS, posso não ter Matemática?

- Se for para um Curso Profissional, não preciso de fazer Exames Nacionais para concluir o Ensino Secundário?

 

Quando alguém nos faz uma pergunta destas, percebemos que está a tentar decidir com base no grau de facilidade do curso. Como não sabe ao certo qual o caminho a seguir, acaba por procurar aquele que lhe parece ser o mais fácil...

 

Mas será que o caminho mais fácil é o melhor? 🤔

 

Existem alguns mitos generalizados:

1️⃣ Os Cursos Profissionais são mais fáceis do que os Cursos Científico-Humanísticos;

2️⃣ Línguas e Humanidades é mais fácil do que Ciências e Tecnologias...

 

Porém, é importante que percebas que não passam disso mesmo, de mitos:

1️⃣ É verdade que quando escolhes um Curso Profissional, só precisas de fazer Exames Nacionais, caso pretendas candidatar-te ao Ensino Superior.

No entanto, existem outros fatores que acrescem dificuldade ao Ensino Profissional. Por exemplo, vais ter de completar um estágio de 600 horas e de apresentar uma Prova de Aptidão Profissional (PAP), algo que não acontece se optares pelo Ensino Científico-Humanístico.

É caso para perguntar: o que será mais difícil?

 

2️⃣ Línguas e Humanidades pode ser mais fácil, para quem tiver facilidade em disciplinas como História, Literatura, Geografia, Línguas... mas certamente não será mais fácil, para quem achar estas disciplinas difíceis ou aborrecidas.

Do mesmo modo que Ciências e Tecnologias poderá ser mais fácil, para quem sentir facilidade e interesse em disciplinas, tais como, Matemática, Biologia e Geologia e Física e Química, mas não para quem sentir dificuldades nestas áreas do saber.

 

Em suma, não existem cursos fáceis ou difíceis. O grau de dificuldade varia de pessoa para pessoa. O que é difícil para ti, pode ser fácil para o teu colega do lado e vice-versa.

 

Assim sendo, não te deixes levar pelos mitos generalizados de facilidade, porque cada caso é um caso.

 

E, acima de tudo, escolhe o caminho que te permite exercer a profissão que desejas, porque o caminho que te parece ser mais fácil hoje, pode traduzir-se numa vida mais desafiante amanhã! 😊