O elixir mágico dos estudantes de sucesso

Redatora com Futuro | Youth Coach com Mindbody Training® | Trainer
15 outubro 2021

E se te disser que existe um elixir mágico para o sucesso de qualquer estudante? E se eu te disser que está longe de ter a mesma fórmula química que aqueles comprimidos para a memória que um determinado “elefante” te sugeriu? Não, não é a cerveja!

Este elixir está disponível para a Humanidade deste há 4600 milhões de anos (palavra de Geóloga). Tem a propriedade mágica de gerar vida e conseguir sustê-la. É essencial não só aos seres vivos como para os seres não vivos. É o que faz do teu Planeta, a Terra, um planeta vivo e dinâmico. Certamente já acabaste com o suspense: é a água, exatamente!

De uma visão à macro escala, vamos fazer um mega zoom in… afinal como pode este ser o elixir do estudante? Sim, convém beber água, precisamos dela, certo. Qual a sua associação com o sucesso de um estudante?

Lembra-te de algo que seguramente já te foi revelado: tu és composto por mais de 70% de água. Faz parte de ti, tu és água. Sempre que te mexes, pensas, falas, respiras, perdes água. Na verdade, o teu cérebro, que tanto usas e abusas durante todo o ano letivo, é composto por 85% de água!!! Se não repuseres as reservas mínimas na altura em que mais o pões a funcionar, o que achas que acontece? Falha de memória, dificuldade de concentração, incapacidade de relacionar conceitos, tudo coisas que não precisas mesmo de ter de lidar, em especial para aquele teste de Matemática A, Análise Matemática, Álgebra, História ou outro qualquer que faça parte das tuas disciplinas.

Para grandes desastres, as mais simples soluções: hidrata-te bem! Bebe pelo menos 1-1,5 litros de água por dia (o refrigerante não conta!) e aposta em alimentos essencialmente constituídos por água na tua dieta alimentar, reduzindo também a quantidade de sal que pões na comida e evitando o bebidas alcoólicas ao máximo. O chá preto ou verde pode ser uma boa opção, porque traz como bónus a teína (irmã da cafeína) que te ajuda manter desperto para que não te falhe uma única página de Biologia! Só não o bebas depois das 17h, se quiseres dormir de noite, claro!

Bom estudo rumo ao teu sucesso!