As aulas deviam começar mais tarde? Há quem diga que sim!

Raquel Rocha
Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
9 novembro 2023

Os estudos feitos, até à data de hoje, indicam que sim! Os horários praticados pelas escolas são prejudiciais, principalmente para @s adolescentes, que frequentam o Ensino Secundário, e para @s jovens adultos, que frequentam o Ensino Superior. São já vários os cientistas a pronunciarem-se, pedindo o adiamento do horário de início das aulas! 😱

 

Em Portugal, o habitual é começarmos as aulas entre as 08h00 e as 09h00 da manhã. No entanto, os estudos são bastante claros: começar as aulas nestes horários implica obter piores níveis de desempenho escolar!

 

👉 O que está na origem deste problema?

@s estudantes não conseguem dormir o número de horas suficiente, o que se reflete num maior número de faltas e numa maior sonolência durante as aulas.

 

Ao não conseguirem dormir o número de horas necessárias, sentem uma maior dificuldade em consolidar as suas memórias, processo que é indispensável à aprendizagem. Se não conseguem consolidar as suas memórias durante as horas de sono, momento essencial para organizarem a informação, torna-se muito mais difícil apresentarem bons níveis de desempenho académico. 

 

Tudo isto também se relaciona com o chamado relógio biológico, que é o que distingue as pessoas madrugadoras, das pessoas noctívagas. O ritmo de cada um de nós é controlado pelo nosso relógio interno, sendo que, regra geral, a hora a que esse relógio começa, costuma ser mais tardia n@s adolescentes, seja por causa dos hábitos que adotam nesta faixa etária, seja por questões biológicas, propriamente ditas. ⏰

 

Existem ainda as distrações, como é o caso dos dispositivos eletrónicos, que acabam por atrasar o horário em que @s jovens se vão deitar.

 

Face a este cenário, os investigadores não hesitam em afirmar que o ideal seria mesmo adiar o horário de início das aulas, uma vez que o que está em causa é a educação, o bem-estar e a saúde d@s jovens. Todos os estudos realizados reforçam a tese de que @s estudantes apresentam um melhor desempenho quando as aulas começam mais tarde e, até os professores, se sentem mais relaxados e com menos stress, quando começam a trabalhar numa hora mais tardia! 

 

Neste momento, ainda não existe um consenso sobre qual o melhor horário para as aulas começarem, até porque estas são questões que variam de país para país. Porém, um dos problemas que se levanta é que os pais não conseguiriam deixar @s filh@s na escola mais tarde, pelo que, mesmo que se adiasse o horário de início das aulas, @s jovens continuariam a ter de acordar demasiado cedo! 🥲